sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Blogs e Blair

Ao abrir um dos poucos blogs que leio diariamente - porque escrevo nele, claro - leio dois post de dois amigos, com duas reacções diferentes.
O do Gonçalo, com o qual concordo 100%. Confesso o meu desânimo com os blogs, não apenas por razões profissionais e de sanidade mental, mas porque a blogosfera perdeu muito do seu "encanto". Eu sou daqueles que quando "descubro" uma banda meio sombria, desejo - perdoem-me o egoísmo - no fundo que ela se fique pelo semi-anonimato; que não seja descoberta por milhares e milhões de pessoas. Não sei. Sempre tive esta mania. Talvez esteja a acontecer o mesmo com os blogs. Mas que fique claro que não tenho absolutamente nada contra a adesão de pesos pesados à blogosfera. Apenas acho que "isto" era espaço de semi ou totalmente desconhecidos. Deixou de o ser. Tal como as bandas.

O post do Manel é muito interessante. Ele picou-me em relação ao Blair. Não que seja um fundamentalista do PM britânico, mas porque tenho trabalhado a sua política externa com alguma atenção. Em primeiro lugar, não me parece que o seu legado externo cesse com a sua saída (falo em legado, porque em termos britânicos ele introduz alguns pontos interessantes no debate, recupera outros e desenvolve uns quantos já existentes). Acho que a GB manterá as suas linhas internacionais, salvo se Cameron fizer questão de lixar a vertente europeísta, com prejuízos grandes, sobretudo para a restante Europa. Em segundo lugar, acho que está na altura de ele se retirar. Tem perdido apoios internos, nomeadamente parlamentares, num assumir claro do partido que chegou a hora da sucessão. Salvaguardava a sua imagem dentro do Labour. É verdade que ele projectou em alta a GB. A minha opinião é que não desiludiu.
Só espero que não se esfume num qualquer cargo da ONU. A Comissão Europeia seria o ideal.