terça-feira, fevereiro 07, 2006

Diplomacia Pura?


O que aconteceu à revista Diplomacia Pura? Saiu o primeiro número em Junho ou Julho de 2005 e depois evaporou-se do mercado. É uma pena porque a revista, além de contar com uma dream team como conselho editorial, trazia a novidade de ser uma publicação sobre política internacional bem mais leve que do que o peso analítico de publicações estritamente académicas.
O primeiro número tinha um bons artigos domésticos (lembro-me do de Bernardo Ivo Cruz sobre a EU), juntamente com outros de académicos estrangeiros, numa excelente ligação entre a economia internacional e a política internacional.
Duvido que a revista tenha desaparecido por falta procura no mercado. Aliás, esse terá sido um parâmetro impossível de quantificar, uma vez que o primeiro número foi vendido juntamente com a Economia Pura. É uma pena se se confirmar o óbito precoce da Diplomacia Pura, pois publicar algo sobre política internacional em formato Foreign Policy é sempre uma mais valia para a especialização portuguesa na área. Além disso, a correlação entre a política e a economia internacional nas mesmas páginas facilita sempre o trabalho do académico e do actor executivo.